sábado, 8 de julho de 2017

Limite da Liberdade de Expressão na Blogosfera


Até onde vai o limite da liberdade de expressão na blogosfera? Você já se perguntou isso? Esse post faz parte da série dica para blogues e vai fazer com que você faça uma reflexão sobre esse assunto. Acredite ou não esse é um assunto de extrema importância e pode até influenciar na forma que leitores, empresas e até mesmo outros blogueiros te veem.

Comentários, Resenhas e seus limites: 

Você ver um post sobre um produto para cabelo que não deu certo para você como a blogueira que está falando sobre ele diz que deu. O que você faz? 

A) Comenta dizendo que o produto é ruim e que a blogueira está mentindo? 

B) Comenta que acha bom que deu certo para ela, que é uma pena não ter dado certo para você, mas que cada cabelo é diferente e por isso pode não ter dito o mesmo efeito? 

Se você respondeu letra A talvez você esteja no caminho errado, agora se respondeu a letra B, parabéns

Da mesma forma que você fala mal da opinião do seu colega, pode falar mal de uma empresa, fazendo com que você perca muitas parcerias, você não vai mentir é claro, você tem total liberdade para se expressar e dá sua opinião sincera, mas tendo em conta que o que não deu certo para você pode dá certo para outra pessoa

Aconteceu Comigo:

Essa semana indiquei um aplicativo para ganhar moedas e uma pessoa comentou que achava que era mentira, já que nunca ganhou. Esse aplicativo tem duas formas de ganhos, uma realmente mais difícil e a que eu indiquei que eu testei e os ganhos são reais. Portanto foi um comentário ou por falta de atenção (a pessoa que comentou não prestou atenção no tipo de ganho que eu estava falando) ou infelizmente a pessoa comentou mesmo querendo desfazer do meu trabalho, dizendo que eu estava trazendo uma mentira para os leitores

O que vocês acham disso? Já aconteceu com vocês? Me conta. 

28 comentários:

  1. Olha creio que não só na aqui na blogosfera, mas no nosso dia a dia também muitos não aceitam a opinião do outro, vivemos em um mundo a a liberdade de expressão pode acontecer, mas nem tudo deve ser dito, a partir do momento que isso ofende alguém é desnecessário, o direito do outro acaba quando o do outro começa . Conforme aconteceu com você ta a pessoa não teve uma experiência legal, mas outros tiveram , é exatamente como gosto cada um tem o seu, e se não achava bom o suficiente pra que comentar não é mesmo ? ... O que é bom pra nós , pode ser ruim pra outa e assim por diante.. Muito ruim quando acontece isso não é mesmo ?.. Beijão querida , desculpe o enorme comentário rs ..

    Esmalte&cia

    ResponderExcluir
  2. Sabe amada é complicado né, eu respeito sempre! pode ser que a resenha de qualquer produto ou de filmes ou de livros pode ser bom para quem postou e ruim para quem está comentando! temos que ter educação! nunca podemos desfazer do trabalho do blogueiro, comigo não aconteceu, espero que nunca acontece! é muito chato! né! parabéns pelo post! gostei muito, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  3. Beatriz já aconteceu comigo de colocar um post no blog e a pessoa falar mal do conteúdo. Tem pessoas que falam coisas negativas do blog, mas se você for falar mal do blog dela ela vai se ofender. Claro que todos tem a sua opinião, mesmo que a pessoa não concorda com a opinião da blogueira, não é justo que ela venha falar com tom grosso. Temos que respeitar a opinião da blogueira, ter educação. Por exemplo se eu não concordar com a opinião não vou jugar nem desmentir a amiga, pois não vou querer prejudicar, da mesma forma que não quero que faça comigo. Beatriz mas não fique triste com isso, faça o seu trabalho dê a sua opinião quem aceitar amém e quem não aceitar fazer o que, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu Penso assim nem tudo que é bom para uma pessoa vai ficar bom para outra eu busco produtos que tenha a ver comigo tipo meu tipo de cabelo minha cor de pele meu tipo físico isso tudo conta eu diria que ficou lindo mais que pra mim não funcionou e o que eu sempre faço

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não achei que seria tão difícil manter um blog, porque tem muitas pessoas que criticam, como tem pessoas que elogiam nosso trabalho, eu postei um texto no qual recebi criticas negativas e quase desistir do blog, mais respirei fundo e depois de muito pensar cheguei a conclusão que não vou desistir de algo que gosto. Te desejo sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  6. Já aconteceu sim.. Tanto de ver publicações falando super bem de produtos que não deram certo pra mim, quanto falarem que não gostaram de algo que eu resenhei. No primeiro caso, eu geralmente aproveito pra tirar dúvida com a pessoa, porque pode até ser que o produto não serviu pra mim porque eu usei errado.. Acho que, como a Esmalte & cia comentou, isso acontece não só na Blogsfera, mas no dia-a-dia. Temos que medir nossas palavras pra saber que a interpretação do outro pode levar a um julgamento preciptado.

    ResponderExcluir
  7. Respeito em primeiro lugar: SEMPRE. Já que não gostaríamos das grosseirias no nosso cantinho. Não é porque algo pra um seja bom e para voce ruim, que ele ou você esteja errado.
    Amei o post ❤
    Beijos, www.rainaracarolina.com

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a liberdade de expressão é uma via de mão dupla. É sempre respeito, troca e união. É difícil, mas tudo precisa ser pensado.

    www.apressadadesainha.com

    ResponderExcluir
  9. Por enquanto, nunca aconteceu comigo, mas acho que desmerecer o trabalho dos outros só porque com você não deu certo é uma coisa totalmente errada a se fazer. Hoje em dia, temos que prestar o máximo de atenção com o que escrevemos.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post é bem reflexivo! Não aconteceu comigo, mas já vi gente fazendo texto xingando empresas...

    ResponderExcluir
  11. Amei ler o post, serve para abrir a cabeça de muitos

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o fato de você não estar cara a cara, faz com que algumas pessoas se sintam livres para falar o que querem... Falta de educação. Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  13. Precisamos ter bom senso ao responder verbalmente ou escrever sobre um determinado assunto! Tudo é questào de sabedoria e senso.Saber dialogar e se fazer entender! ótimo post!

    ResponderExcluir
  14. Olá Beatrz!Creio que não só na blogosfera mas no cotidiano mesmo sempre ouvimos palavras negativas,nem tudo que é bom para mim poderá ser bom para o outro,em primeiro lugar vem o respeito pelo ser humano e o trabalho do colega,somos todos iguais com sonhos e lutas por algo,um pequeno elogio,incentivo faz uma diferença enorme,pena que existam pessoas que não brilham e impedem os outros de brilhar.ótimo post que sirva de reflexão para alguns(as)Bjss

    ResponderExcluir
  15. Concordo com a Maria José, as coisas estão estranhas, são pessoas que não respeita nada e ninguém, comentam mais com intuito de te julgar do que um algo interessante
    É chato isso e muitas dessas pessoas não sabem que podem estar falando com uma pessoa que talvez não suporte essas coisas e fica bastante mal
    Lástima ainda ter gente assim na internet

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  16. Se expressar seja em qualquer lugar tem que ter senso e educação
    É muito mais viável saber falar com educação do que sem. Fazendo assim vale até a pena ler ou ouvir uma crítica construtiva

    ResponderExcluir
  17. Na verdade as pessoas não pensam antes de falar, acho que educação e bom senso sempre faz bem.
    A maioria das vezes a maneira que a pessoa expressa é que está errada, e não é só na blogosfera mas também no dia a dia.
    Pensar um pouquinho antes de criticar e apontar erros é sempre bom.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eita é complicado. Mas a gente tem que ta sujeita a comentarios negativos tbm amore. Éa vida.

    ResponderExcluir
  19. Só falta que respeito, por enquanto para mim não aconteceu... não pode fala assim.. tem pensar o positivo né. Muito importante que você post o blog.. Parabéns linda.. Bjo

    ResponderExcluir
  20. hoje em dia infelizmente existe muita falta de respeito com o nosso trabalho, se tem opnioes diferente ja nos ataca, ou ate mesmo blogueiras eu ja vi nao gostar de uma coisa e fazer essas coisas erradas...
    e no dia a dia tbm as pessoas precisam aprender!
    otimo texto
    brijos

    ResponderExcluir
  21. É uma questão de respeito e infelizmente vivemos em uma época em que as pessoas se perderam um pouco neste sentido. Tanto nos comentários de blogs, redes sociais e até mesmo na vida particular em meio a diversas pessoas.

    Acho que se for algo construtivo, beleza, mas se for só para reclamar, então o silêncio é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  22. Isso vai do bom senso de cada um ne, voce esta certíssima mas tem muita gente sem noção

    ResponderExcluir
  23. Chamar o outro de mentiroso é meio que o cúmulo. Bom senso é fundamental.
    Mas quando escrevemos temos que ter em mente que podemos obter qualquer tipo de comentário e filtrar o que é bom ou não é essencial.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  24. Quando postamos esperamos realmente saber a opinião dos nossos leitores e infelizmente alguns não sabem como opinar, a pessoa que te chamou de mentirosa acredito que passou dos limites, ela deve ter dito dificuldade, e não conseguiu usar corretamente e se baseou na incapacidade dela de conseguir para opinar, o ideal é você responder, explicando que ela não prestou atenção de como fazer corretamente e que você realmente não indicaria se não funcionasse, que você não engana seus leitores, assim outros que leem seus comentários podem vê sua posição em relação ao que aconteceu. E não deixe isso te abalar, acontece e devemos estar preparados, beijos linda e sucesso cada vez mais!

    ResponderExcluir
  25. Olá,amiga!!
    Por isso que eu sempre falo que os comentários precisam ser moderados,pois sempre tem alguém querendo desfazer o nosso trabalho.O que importa é que você respondeu com propriedade para essa pessoa, que com certeza,é uma pessoa que vive para denegrir o trabalho das pessoas.Fica tranquila e continue com suas postagens.Bjss

    ResponderExcluir
  26. Ninguem sabe mas Ja me chegaram de varios nomes riram da minha voz tudo gente invejosa quando ver q estão elogiando! No blog sempre tem um comentário apontando o o seu erro ou um erro q nem existe! Eu procuro ñ respondeu mas teve uma vez que respondi a pessoa disse Que eu estava cometendo plágio sendo que tods os links levavam ao criador
    Plágio é outra coisa!
    Olha q existe vários outros post de blog parecidos!
    Adorei o post!
    bjus

    ResponderExcluir
  27. Excelente post! Sim, já aconteceu comigo também. Eu acho que existe uma diferença em vc fazer uma crítica construtiva e outra em desmerecer o post do outro. Para tudo existe os dois lados, o que funciona para um, nem sempre funcionará para o outro, e devemos sempre saber que nossa experiência individual não garantirá que para o outro será igual (ou o contrário). Em qualquer comentário temos que saber que o objetivo é acrescentar algo bom, mesmo que seja um comentário contrário, não é necessário mentir, mas simplesmente desprezar ou desvalorizar o trabalho e a opinião do outro é uma atitude muito sem valor. Parabéns pelo seu post.

    ResponderExcluir
  28. O que você pensa, fala, no meu modo de sentir as coisas só depende de você, ninguém pode julgar ninguém, pode discordar com respeito, pois a outra pessoa é diferente da gente e isso não a faz certa ou melhor.
    A liberdade de expressão vem de acordo com seus conhecimentos e visão, portanto não precisa ser igual nem tão poco parecido com o que pensam
    O mais importante é o respeito de ambas as partes, simples assim

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Espero sua opinião.
Deixe o link do seu blog sem o http:// para evitar Spam ou
o nome do seu blog para que eu possa retribuir a visita.